A Microsoft e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI firmaram um acordo de cooperação técnica que beneficiará todos os usuários da plataforma Windows e Internet Explorer no acesso a recursos e sites seguros da Internet. A partir de agora, a Microsoft passa a distribuir, em todos os seus softwares, a nova cadeia de certificação da ICP-Brasil (certificado digital que garante a autenticidade de websites), permitindo que essa identificação seja feita de forma automática. O resultado facilitará a navegação e o uso de serviços prestados via Internet em sites seguros.
“A empresa Microsoft possui um importante contingente de usuários de seus aplicativos, assim, trata-se de um passo relevante para facilitar a vida do internauta. Eles foram os primeiros a implementar a mudança, mas já estamos em tratativas para que isso seja realidade também nos navegadores das outras plataformas existentes¨, explicou o diretor presidente do ITI, Renato Martini.
O acordo, que terá vigência inicial de três anos, foi oficializado em Brasília pelo Diretor Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini, e pelo Presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, com cerimônia de assinatura na presença do Comitê Gestor da ICP-Brasil, composto por membros do governo, da sociedade civil e da academia.
O acordo impacta diretamente a experiência dos usuários dos softwares Microsoft, em particular o Internet Explorer 8, no acesso a sites de comércio eletrônico e no uso de serviços bancários na Internet. Hoje diversos sites na web utilizam os certificados da ICP Brasil, sejam bancos, lojas virtuais, ou outras empresas de comércio eletrônico. Com a chegada do fim de ano, período em que as compras em geral e na web ficam aquecidas, os consumidores terão uma navegação ágil e segura para compras online. Além disso, todo sistema de pagamento brasileiro está fundamentado nos certificados da ICP Brasil para garantia da autenticidade de transações como TEDs e outras. Assim, o reconhecimento automático acelera e assegura o uso de recursos de Internet Banking.
No ambiente corporativo, estabelecimentos comerciais também se beneficiam do reconhecimento automático viabilizado pelo acordo, já que documentos como Nota Fiscal Eletrônica também utilizam os certificados da ICP-Brasil.
FONTE: Blog do Time de Segurança da Microsoft Brasil